Post 15/fev - Como lidar com motivadores e sabotadores para alcançar objetivos

Como lidar com Motivadores e Sabotadores para alcançar objetivos 


Como chegar aos nossos objetivos? Como alcançar tudo aquilo que desejamos e sabemos que temos capacidade para alcançar? Como realizar todo nosso potencial?


Importante dizer que, seja onde se deseje chegar, sejam quaisquer sonhos desejemos alcançar, o ideal é que sonhemos grande, mirar alto para atingir o melhor que se pode conseguir, então, para isso, temos que nos conhecer profundamente, pois teremos que travar batalhas diárias com nós mesmos. Quase sempre batalhas duras, dias vencendo, dias reconhecendo que não fizemos o bastante e que deixamos de fazer o nosso melhor, na direção de nossos objetivos.


Sabe aquele objetivo de ser promovido, aquela oportunidade fantástica que de repente parece mais perto do que nunca? A oportunidade de trocar para uma de emprego aonde seremos mais felizes, mas onde as qualificações são maiores?

Então, nos sentimos motivados, fazemos planos, ficamos entusiasmados. Mas porque não conseguimos chegar lá? O que está faltando para essa arrancada final? Provavelmente mais horas de trabalho duro, mais dedicação, mais disciplina, mais estudo, ufa... O que nos impede ou o que nos ajuda a conseguir chegar lá?


Motivação nada mais é do que “mover-se para a ação”. Isto quer dizer que teremos de “agir”, nessa jornada, não poderemos ficar parados e nem nos movermos no mesmo ritmo anterior.


Muitas pessoas reclamam que não conseguem alcançar seus objetivos, muitas desistem antes, muitas, nas primeiras dificuldades retornam à sua zona de conforto, ou ainda, nem tem força para sair de sua zona de conforto.


O que acontece é que apesar de termos sonhos altos, desejos incríveis, é fundamental transformá-los em objetivos com data para atingir e um plano. O desafio numa jornada para atingir um objetivo maior, é que nossa motivação e a determinação para alcança-los tem que ser superior aos nossos sabotadores. Sabotadores? Quem são estes?


São parte da nossa consciência, é parte da nossa luta interior que me referi no primeiro parágrafo, é a voz que se contrapõe ao nosso motivador e que nos puxa como um imã, para nossa zona de conforto, são “desculpas” que nós damos a nós mesmos, para justificar porque paramos ou adiamos para um outro momento a jornada que era para iniciarmos hoje.

Há um ditado que diz; “uma montanha de pedra, se move pedra a pedra”, ou para mim, que gosto das corridas, “uma maratona se corre passo a passo, treino a treino”.                              

                                                                              

Todos esses sabotadores, são desculpas que assumimos para justificarmos para nós mesmos porque paramos ou porque adiamos nossos objetivos. Certamente todos nós já ouvimos a voz interior nos questionando. Para que você está se dedicando tanto? Não caiu a ficha que seu chefe não vai com a sua cara? Onde você vai encontrar tempo para isso? ... e assim vai.


O que fazer então para conseguirmos chegar aos nossos objetivos? Primeiramente temos que ter bem claro em nossa mente e responder perguntas num papel; qual é o nosso objetivo? Porque queremos isso? O que precisamos para chegar lá? Quais são os objetivos intermediários? Quanto tempo eu preciso para atingi-lo? Quanto devo me dedicar diariamente, semanalmente? Quantos obstáculos estou disposto a enfrentar?

Portanto, se quisermos parar de viver no “quase”, sempre procurando soluções fantásticas, ou estarmos sempre começando algo, mas nunca terminando, a conscientização é o primeiro passo para a mudança. Devemos nos observar para identificarmos que tipos de conflitos internos possuímos e que prejudicam a obtenção de resultados (os sabotadores). Devemos buscar um mentor ou um Coach experiente, que com certeza irão ajudar com as questões certas a nos desafiar e principalmente a buscar respostas e significados para nossos objetivos.


Nós da Target Outplacement (www.targetoutplacement.com.br), usamos para nossos assessorados o que há de mais moderno em ferramenta de assessment e análise de comportamentos, motivadores e sabotadores (Trimetrix DNA Coaching by TTI Success Insights). Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, que amplia nossa visão, ilumina nossos objetivos de carreira e facilita o caminho para a obtenção de resultados. Com o conhecimento dos pontos que precisamos desenvolver e de nossas fortalezas fica muito mais seguro caminhar e lidar com sabotadores.


 




Adriana Lara, Diretora de Marketing e Vendas da Target Outplacement, formada em Administração de Empresas pela  FAE/PR, com MBA em Gestão e Marketing pela BSP School São Paulo, com certificação em DISC e TRIMETRIX DNA Coaching pela TTI Success Insights. Sólida experiência corporativa em empresas como a Lifefitness, Chess, Saldanha Consulting e membro do comitê de Marketing e Vendas da AMCHAM.